quarta-feira, 18 de março de 2009

MÔNICA SAMPAIO - Radialista e Escritora: RACISMO: ABSURDO O RESULTADO DESTE TESTE DE AUTOESTIMA COM CRIANÇAS NEGRAS

MÔNICA SAMPAIO - Radialista e Escritora: RACISMO: ABSURDO O RESULTADO DESTE TESTE DE AUTOESTIMA COM CRIANÇAS NEGRAS

7 comentários:

Mônica Sampaio de Melo disse...

Vamos criar m fórum de discussão nesta postagem e ver no que dá?

Mônica Sampaio de Melo disse...

A Célia postou, em 15 de março, o seguinte no Orkut, na comunidade RESPONSABILIDADE SOCIAL (http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=115727&tid=5307549666321440068): "Eu vi este vídeo e sei com todas as letras o significado disto, mesmo aqui no Brasil.A carga diária de ações e atitudes que o negro recebe visando diminuir sua auto estima é fenomenal.Agora vem ese negócio de cotas, sou totalmente contra.Por "ene" razões, as quais não cito por ora, digo que essa não é a ação certa e tenho certeza disso. As entidades de defesa do negro que estão apoiando essa camuflagem, perderam a noção e não percebem o que é engodo.Não se coloca roupa limpa em corpo sujo.Não adianta ter sido instruído deficientemente por toda a vida escolar e depois tentar cursar a faculdade numa escola de ponta, sem ter sido talhado prá isso, se tiver dificuldade prá acompanhar o curso, vai ter espertinho mostrando estatísticas do pior desempenho dos alunos de cotas e vão se valer disso prá um monte de coisa. Isso pode ser uma armadilha, mais uma vez diminuir-se-á a auto estima do povo negro.Essa é a minha opinião, posso estar errada.Mas de qualquer forma sou contra as cotas. Estudei todo o 1° grau e o ensino médio em escola pública, fiz o curso de Medicina na USP Ribeirão, entrando através de um vestibular sem cotas e é isso aí."

Mônica Sampaio de Melo disse...

E eu respondi: "Que bom que você tem esse entendimento. Você disse:
"As entidades de defesa do negro que estão apoiando essa camuflagem, perderam a noção e não percebem o que é engodo"
Sim, é um engodo!
Certa vez, um professor na faculdade disse que Rui Barbosa era ministro na época da abolição da escravatura e, a "título de apagar a vergonha para o povo negro" mandou queimar toda a documentação referente à posse de escravos. Mas, a real intenção, era apagar todos os vestígios da escravidão, para evitar que, mais tarde, fossem pedidas indenizações.
Que bom que você vê essa tentativa maldosa de fazer do povo negro um coitadinho. Um abraço grande, amiga!"

Mônica Sampaio de Melo disse...

Ao que a Célia retrucou, na minha página de recados no Orkut: "Vc vê né.Justamente o seu Rui Barbosa, que era jurista e com certeza não descartaria por inútil ou por vergonha nem a embalagem do cigarro, se fumasse.Desde o início, sabendo das rapinagens da Águia de Haia, seria fácil desconfiar de suas reais intenções, caso houvesse nessa parada gente bem informada e de fato com boas intenções.Porém, por ser provável a inexistência de uma coisa, nem outra, o sujeito estuprou em público,gozou e ainda passou por extremo romântico. Digo isso metaforicamente,claro, reconhecendo o mau gosto pela rudeza das palavras, porém não mais rudes que a realidade."

Mônica Sampaio de Melo disse...

E eu respondi na página de recados dela:"A história de escravo e escravizador não se deu, na história, somente com o povo de etnia negra. Temos também os judeus, que foram escravos dos egípcios. E outros povos também. E essa relação de "ex-escravo" e "ex-dono" ainda está mal acomodada na mente e no coração de ambos. Vou "meter" Deus nesta história! Sabe o que está faltando para as pessoas?Temor/amor a Deus e amor ao próximo! Se se aproximassem mais do que Jesus Cristo veio nos ensinar (por favor, sem a inclusão das igrejas nisso; apenas o Evangelho, pura e simplesmente), essa palhaçada de ACEPÇÃO DE PESSOAS, pela etnia, ficaria sem sentido e sem colocação "no mercado". "

Mônica Sampaio de Melo disse...

E a Célia disse: "A história sempre se repete, portanto , na situação atual, com o Congresso, o STF , o Executivo, enfim, com as principais instituições desse país no seu máximo grau de "safadagem" não é possível que eles estejam de "anjinho" com esse negócio de cotas.É de se supor que as entidades a favor do negro sejam mal informadas, idiotas, ingênuas ou estejam participando do teatro por benefício individual e não do coletivo."

Mônica Sampaio de Melo disse...

E ela complementou:"É bem legal poder participar de ações c/ perspectivas de chacoalhar as mentes e impedir a banalização de equívocos e opressões. Topo qualquer guerra contra a estupidez .Participar da discussão é legal porque me trará dados novos e talvez me estimule mais à pesquisa sobre o tema.Sou uma sua soldada; me dê as ordens, me use e abuse!!!! " CELIA, SEU PEDIDO É UMA ORDEM! Agora é só chamar o povo para o parlatório!