domingo, 19 de julho de 2009

IDOSO: QUEM É O SEU PIOR INIMIGO




Segundo pesquisa feita com idosos, seu melhor amigo é o Porteiro de edifício.

Este fiel escudeiro, sempre solícito para levar as compras lá pra cima, chamar um táxi ou até para socorrer em momento de mal estar, está cotado como o profissional que melhor atende às necessidades do idoso, que muitas vezes precisa de uma atenção maior por parte daqueles que o cercam.

Em contrapartida, segundo a mesma pesquisa, os motoristas de ônibus foram eleitos os piores inimigos dos idosos. Não é preciso muito para se entender o porquê.



Segundo reportagem do programa Domingo Espetacular, da TV Record, veiculada neste domingo, 19 de julho de 2009, os motoristas da cidade do Rio de Janeiro, trabalham sob intensa pressão. São obrigados a sair com carros com deficiências mecânicas, como pouco freio, que com lotação cheia, vira quase nenhum freio; amortecedores ruins, entre outros problemas, somados a sobrecarga de trabalho. O sindicato das empresas alega que os motoristas é que querem fazer hora extra.


Bem, e o saldo dessa história fica negativo para os usuários, principalmente, os mais frágeis, como idosos, crianças e grávidas.

Há quinze dias, uma garota de 12 anos, morreu, na avenida das Américas, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, ao subir no ônibus, na saída da escola, e ficar com o pé preso, quando o motorista fechou a porta. Ainda me lembro do que a mãe dela disse ao repórter, no velório da filha: “agora, a minha filha não vai mais voltar para casa.”
Por mais dura que seja a repreensão que este motorista irá receber da justiça, decorrente do crime de homicídio culposo (sem a intenção de faze-lo), não aliviará nunca a dor dessa mãe.

Se por um lado o aglomerado de crianças e adolescentes hiper barulhentos, aliado ao estresse do trânsito carioca, entre outras tensões inerentes à profissão, provoca o afastamento atual por licença médica, de cerca de sete mil motoristas de ônibus, por outro, aqueles que, sob a mesma tensão, estão trabalhando, provocam estresse nos usuários de ônibus, principalmente, nos idosos.


É MELHOR PREVENIR, PORQUE REMEDIAR VAI SER MAIS ESTRESSANTE.


Você também acha que os nossos motoristas de ônibus estão precisando de treinamentos psicológicos para proteger os usuários de sua tensão emocional?

Vi na mesma reportagem, um senhor, de seus sessenta a setenta anos de idade, andando de muletas, devido a um acidente com o ônibus em que viajava, quando teve uma das pernas amputadas, porque o motorista, cansado, adormeceu ao volante e bateu com força em um muro, que veio a cair sobre o primeiro banco, aonde o idoso estava. E para completar, a indenização que recebeu da empresa, não deu para comprar uma prótese.

E agora? Como conviver com as dificuldades causadas pela idade, somadas à imprudência de profissionais e donos de empresas, que deveriam servi-los com comodidade e segurança?



A nossa sociedade precisa reaprender a respeitar os idosos. Eles não são trastes velhos que apenas ocupam espaço. São pessoas, merecedoras de tratamento digno e respeitoso. Eles são história. E se têm gratuidade no transporte coletivo, foi porque conquistaram através de anos de serviço à cidade, ao Estado e ao país, com o pagamento de impostos.



Nós precisamos aprender a defender os nossos idosos. Independente da personalidade que tenham, ou de sua postura no passado.



A sociedade brasileira precisa parar de fabricar adolescentes e jovens mimados, que acham que podem tudo, só porque papai e mamãe não têm mais tempo de educa-los presencialmente, e os recompensa com mimos, pela sua ausência, preenchida, em muitas das vezes, pelos traficantes de drogas.

Educação e respeito vem de berço.
É pelo testemunho do papai e da mamãe que os filhos aprendem a respeitar os mais velhos.
Mas se o papai e a mamãe não derem o exemplo, quem os ensinará?



Se Deus permitir, um dia esses jovens também serão idosos.
E Deus queira também, que sejam respeitados e tratados com dignidade.
É melhor, então, plantar agora o que irá querer colher no futuro.




Mônica Sampaio
Radialista, Escritora e Compositora

Programa DO CORAÇÃO DE DEUS PARA O SEU CORAÇÃO:
no. 1 - http://www.youtube.com/watch?v=dH3JN7Fblb8
no. 2 - http://www.youtube.com/watch?v=XD3ThogSLvg
no.3 - http://www.youtube.com/watch?v=wmceDxAmu-A


http://twitter.com/MonicaSampaio
skype: monica_sampaio_melo
msn: monica_sampaio_melo@hotmail.com
email:monica.sampaio1@gmail.com


www.monica-sampaio.blogspot.com
www.radialista-monicasampaio.blogspot.com
www.bocadahumanidade.blogspot.com
www.docoracaodedeusparaoseucoracao.blogspot.com
www.workshock-monicasampaio.blogspot.com

Comunidade RÁDIO & LOCUTORES:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=371332
Comunidade CURSO DE LOCUÇÃO * MÔNICA SAMPAIO
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=67345105


Toda sexta um artigo quente. Acompanhe!
WWW.monica-sampaio.blogspot.com



Um comentário:

Alex Silva disse...

oi querida sou seu fã , sua palavras sua historia mexe com a realidade da vida , sou radialista e tem muitas coisa em minha vida q tem tudo a ver com tudo q vc escreve