quarta-feira, 6 de maio de 2015

A PROVIDÊNCIA DE DEUS na VIDA DO SEU POVO

Hoje eu estava estudando o livro de Ester.
O Espírito Santo me levou durante todo o livro a entender a presença constante da PROVIDÊNCIA DE DEUS na vida de Seu povo.
Na passagem que vou transcrever abaixo, Deus mostra como preparou de antemão a Ester e a seu tio Mordecai - ou Mardoqueu, nome persa que recebeu, pois os judeus que moravam fora de suas terras, usavam dois nomes: o seu e o nome da terra para onde iam.
Ester, por sua beleza e obediência, espírito manso, porém, determinado a se entregar por amor de seus irmãos - numa semelhança ao próprio Senhor Jesus, que se entregou por todos nós -, substituiu a rainha Amestris - que recebeu o título de Vasti, que é a palavra persa para "bela" - , para que se cumprisse a Palavra de Deus, que se apresentou como o Protetor do Seu Povo.
E Mordecai, por sua habilidade, substituindo o 1o. ministro Hamã, foi divinamente colocado nesta posição, para que, NAQUELE TEMPO, naquela contigência, Deus livrasse o Seu povo da destruição.
Após este acontecimento, Ester e Mordecai saem de cena - ou porque morreram ou porque caíram do poder - e, assume no lugar de Mordecai, um homem chamado Artabanos, que mata o Rei Assuero (ou Xerxes 1, como os gregos o chamaram), e a Rainha Amestris (Vasti) reassume o seu posto.
Enfim, a história do reinado persa volta ao seu curso normal. Lembre-se que Mordecai entrou em cena quando descobriu uma trama para assassinarem o rei e foi correndo contar a Ester que por sua vez, contou ao rei. Então, a morte do rei já estava mesmo determinada; a déspota e sensual Vasti já estava destinada a ser rainha daquela nação naquele tempo, e o 1o. ministro ser um mau caráter assassino, também já estava definido.
Ester não seria rainha para sempre, desta nação persa. E Mordecai não seria o 2o. homem deste reinado, para sempre. Eles foram colocados lá pela PROVIDÊNCIA DIVINA, para que Deus viesse a proteger Seu povo, conforme prometeu.
Eu disse tudo isso, pois, é necessário que saibamos duas coisas importantíssimas, que permitirá que Deus nos conduza mais facilmente ao nosso destino:
- 1o. - Nossa história já está escrita nos céus. Deus a escreveu antes mesmo que nascessemos na Terra. (Samos 139)
- 2o. - Todas as coisas que acontecem conosco cooperam juntamente para o nosso bem, para que Deus cumpra em nós a Sua vontade segundo o Seu propósito para nós (Romanos 8.32)
Então, é PARA UMA CONTINGÊNCIA COMO ESTA, QUE VOCÊ FOI COLOCADO EXATAMENTE AONDE ESTÁ. E quanto mais você se submeter à vontade de Deus, mais fácil será passar por esta situação. Portanto, FIQUE EM PAZ.
"Quando Mardoqueu recebeu a resposta de Ester,
mandou dizer-lhe: "Não pense que pelo fato de estar no palácio do rei, de todos os judeus só você escapará,
pois, se você ficar calada nesta hora, socorro e livramento surgirão de outra parte para os judeus, mas você e a família de seu pai morrerão. Quem sabe se não foi para um momento como este que você chegou à posição de rainha? "
Ester 4:12-14

Nenhum comentário: